Copyright © EHE. (Lei 9610 de 19/02/1998)

Condomínio Empresarial Veccon Gamma

Estrada Municipal Teodor Condiev, 3000 

Sumaré - SP - 13171-105

Quadro de distribuição metálico

O quadro de distribuição metálico é um equipamento responsável por receber energia elétrica de uma ou diversas fontes de alimentação e, posteriormente, distribuí-las em circuitos.

Todas as instalações do quadro de distribuição metálico devem seguir as especificações da norma NBR 5410, que regulamenta as montagens elétricas de baixa tensão, e a norma NR-10, que garante a segurança e proteção na instalação de equipamentos de eletricidade.

O quadro de distribuição metálico é composto de chaves, disjuntores e fusíveis, alocados em um painel que distribui os circuitos elétricos. Os disjuntores são responsáveis pela proteção do sistema e evitam possíveis curtos-circuitos e sobrecargas na caixa de distribuição feita de metal.

 

COMO REALIZAR A INSTALAÇÃO CORRETA DO QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO METÁLICO

O quadro de distribuição metálico pode ter uma instalação separada em três tipos principais: terminais, circuitos alimentadores e os de distribuição. Cada um deles segue uma especificação e os terminais são responsáveis por alimentar os circuitos terminais, enquanto o de distribuição parte de um ou mais circuitos alimentadores, que tem origem em uma fonte de energia ou quadro de distribuição.

Os circuitos podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos. Para instalar corretamente cada um dos componentes do quadro de distribuição metálico, é preciso lembrar que:

  • Os circuitos terminais são projetados para não sofrerem sobrecarga, por isso, é recomendado utilizar mais de um circuito de iluminação e tomadas, para que a seção nominal dos fios não fique maior do que 4mm;

  • Os circuitos terminais também precisam ser individualizados e separados;

  • Os quadros terminais e caixas de distribuição feita de metal dever estar localizados no centro da carga de instalação, no ponto das maiores potências, o que gera uma economia razoável dos condutores;

  • Nas residências, o quadro de distribuição metálico deve ser instalado em um local de fácil acesso para os usuários.

Ao instalar o quadro de distribuição metálico é sempre importante ficar atento ao aterramento, pois ele protege os usuários, bem como o próprio sistema de distribuição.

 

EHE INDÚSTRIA & COMÉRCIO — OS MELHORES QUADROS METÁLICOS

A EHE Indústria & Comércio é uma empresa que trabalha com uma linha completa de caixas metálicas de distribuição, passagem e proteção para os mais diversos equipamentos. A fabricante é reconhecida pela qualidade nos serviços e a melhor garantia dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco.

Certificada pela TOP QUALITY, A EHE Indústria & Comércio preza pelo respeito com seus consumidores ao fornecer os melhores quadros de distribuição e muitos outros produtos com entrega rápida e preços justos.

Para saber mais sobre Quadro de distribuição metálico

Ligue para 19 3342-0272 ou clique aqui e entre em contato por email.